No dia de ontem(7), o prefeito Mauro Vieira se reuniu com o superintendente da empresa Sustentare Saneamento, Sérgio Ojer, e sua equipe técnica na sede da empresa que fica em Feira de Santana.
A Sustentare Saneamento é uma empresa especializada em limpeza urbana e pelo desenvolvimento de serviços ambientais. Atualmente é responsável pela coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos gerados por milhares de pessoas no município de Feira de Santana.
Há muito tempo Anguera e Serra Preta possuem um aterro compartilhado (uma parceria), onde os resíduos sólidos do município de Anguera são destinados para uma área do município de Serra Preta, inclusive no mesmo local onde o próprio município de Serra Preta descarta seu lixo. Sabe-se que o atual gestor do município de Anguera, inclusive em gestões passadas, sempre se colocou a disposição do município e dos munícipes de Serra Preta oferecendo máquinas (retroescavadeira, patrol e caçamba) para compactar e dar manutenção aos resíduos sólidos descartados no município vizinho.
Entretanto, com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico os municípios terão que cumprir alguns prazos para que os rejeitos sólidos tenham uma disposição final ambientalmente adequada, mas no momento o município de Serra Preta não atende os requisitos da nova lei.
Sendo assim, o prefeito de Anguera resolveu fazer uma licitação e está convidando empresas especializadas na destinação de resíduos sólidos, inclusive a Sustentare Saneamento é uma delas e fica próximo do município de Anguera, para apresentarem o melhor preço e a melhor proposta para receberem os resíduos sólidos do município de Anguera, resolvendo assim alguns embates entre políticos do município limítrofe.
Algo que vem se arrastando por décadas, mas parece que dessa vez as coisas serão resolvidas.
Prefeito Mauro Vieira e o superintendente da empresa Sustentare Saneamento, Sérgio Ojer.
Acredita-se também que Serra Preta deverá seguir o mesmo caminho, já que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico tem prazo para os municípios cumprirem suas exigências, sob pena de suportar punições, como a não distribuição de lucros e dividendos.
Com isso a Prefeitura Municipal de Anguera saiu na frente estabelecendo diretrizes para a contratação de uma empresa especializada na disposição final dos resíduos sólidos do município.
Com informações do Anguera Notícias