A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um vídeo em seu canal do Youtube, com o primeiro vice-presidente da entidade e arcebispo de Porto Alegre (RS) Dom Jaime Spengler convidando a todos nós cristãos e católicos do Brasil a ajudarem o próximo através da Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 2 de abril, Domingo de Ramos.
"Temos a nossa coleta em prol da Campanha da Fraternidade, cujo tema é 'Fraternidade e Fome'. Sejamos generosos e colaboremos, fazendo a nossa oferta que será destinada certamente a quem mais precisa e que Deus lhe retribua, assim como a medida do Evangelho, 100 vezes mais!", disse Dom Jaime.
Expressando a caridade durante a Quaresma
O valor arrecadado na coleta será destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade, iniciativa que apoia projetos alinhados com os objetivos da Campanha da Fraternidade, a partir de um edital específico, que nesse ano será publicado no dia 10 de abril.
Visando tornar esta ação um eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta) para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanecem na diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.
Luiz Lopes / CNBB
Quais projetos foram beneficiados em 2022?
No ano passado, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade aprovou com recursos da coleta, 186 iniciativas que trabalham pela educação no Brasil, tema da CF em 2022, no valor total de 4,9 milhões de reais.
Após reuniões, os projetos foram escolhidos a partir de três eixos principais: apoio a projetos educativos, auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e capacitação para a geração de renda.
Assista na íntegra a mensagem de Dom Jaime Spengler sobre a Coleta Nacional da Solidariedade