MENU
Brasileiros celebram a canonização de Carlo Acutis com vigílias
Publicado em 05/09/2025 08:53 • Atualizado 05/09/2025 23:39
Santos
O beato Carlo Acutis | Associação Carlo Acutis

Paróquias em todo o Brasil se preparam para celebrar a canonização de Carlo Acutis com vigílias de oração e eventos. A devoção ao futuro santo é grande no Brasil, país onde aconteceu o milagre que levou à sua beatificação em 2020.

Carlo Acutis será canonizado pelo papa Leão XIV no domingo (7), no Vaticano. Na mesma cerimônia também será canonizado o beato Pier Giorgio Frassatti.

O futuro santo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália. Tinha grande amor pela Eucaristia e muito conhecimento em informática. Aplicou este conhecimento para evangelizar. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e "apóstolo da Internet”.

Morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, de leucemia. Ao ficar sabendo de sua doença, ofereceu seu sofrimento pela Igreja e pelo papa.

O milagre de sua beatificação aconteceu em Campo Grande (MS), em 2013: a cura do menino Matheus Vianna, com três anos à época, que sofria de pâncreas anular, anomalia grave que não permitia que ele se alimentasse normalmente e fazia com que tivesse vômitos constantes.

A cura foi confirmada, documentada e enviada para a Santa Sé, que reconheceu como um milagre por intercessão de Carlo Acutis, levando à sua beatificação em 10 de outubro de 2020.

Desde então, a devoção a Acutis cresce no Brasil. “Isso é bastante interessante, porque nós temos aí um santo dos nossos tempos, que toca profundamente a vida da nossa nação, o primeiro milagre realizado para a beatificação aconteceu aqui no Brasil”, disse à ACI Digital o reitor do santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba (PR), padre Nilson Helmann. “Isso aproximou a nação brasileira a este menino, que acaba nos lembrando da importância da santidade na vida cotidiana”, acrescentou.

No santuário Santa Rita de Cássia, vai acontecer a  “Madrugada com Carlo”, a partir das 22h de sábado.

Segundo o padre Nilson, a devoção ao futuro santo começou a se propagar no santuário no ano passado, depois de uma visita do padre Fábio Vieira, de Corumbá (MS), um dos propagadores da devoção a Carlo no Brasil. Na ocasião, o padre Fábio levou uma relíquia de Carlo “e a comunidade aderiu muito bem a essa presença”, disse padre Nilson.

Depois dessa visita, o santuário começou com o padre Fábio articular para conseguir uma relíquia de Carlo Acutis. “Conseguimos uma relíquia de primeiro grau, que foi introduzida aqui no nosso santuário faz três meses”, disse o reitor. São dois fios de cabeço de Carlo. Além dessa relíquia, o santuário tem outras duas: “uma de segundo grau, que é um pedaço de uma vestimenta, e uma relíquia de terceiro grau, que é uma pétala de rosa, de uma roseira que estava plantada em cima do seu túmulo”.

O santuário também passou a celebrar mensalmente uma missa devocional a Carlo Acutis e, “agora, às vésperas da canonização”, foi proposta a vigília. “Em um primeiro momento, pensávamos em 100 jovens, que é mais ou menos o que temos de jovens dedicados aqui na paróquia, mas o número chegou a 200” inscritos, contou o reitor.

O evento começará com a missa e, durante a madrugada contará com oração do terço, espiritualidade, louvor e adoração.

“Nossa proposta com a ‘Madrugada com Carlo’ é justamente isso: no primeiro momento, claro, acompanhar e preparar os jovens neste momento de canonização, mas também, com este encontro, fazer com que eles compreendam que a santidade é possível e pode ser alcançada por todos, inclusive por eles, jovens do nosso tempo”, disse o padre.

Por isso, o evento também terá oficinas temáticas para “falar de outros santos”: Milagres de amor / Milagres Eucarísticos; Por Ti Jesus, florescer na dor – Chiara Luce; Montanhas de Santidade – Pier Giorgio Frassati; Na voz do coração: pequenas maravilhas – Santa Teresinha; Do céu à Terra: Mãe que vem ao nosso encontro – Aparições de Nossa Senhora; Buscai as coisas do alto – Padre Léo.

Por Aci Digital

 
 
Comentários