Processo de Beatificação de Maria Milza dos Santos Fonseca é oficialmente autorizado pelo Vaticano
Publicado em 16/04/2025 20:33
Vaticano

O processo de beatificação da baiana Maria Milza dos Santos Fonseca foi oficialmente autorizado pelo Dicastério para as Causas dos Santos, órgão responsável pela condução das causas de canonização na Igreja Católica. A partir de agora, Maria Milza passa a ser reconhecida com o título de Serva de Deus, primeiro passo rumo à declaração de santidade. “O início do processo de beatificação da Serva de Deus Maria Nilza representa para o nosso Regional um sinal de esperança e um verdadeiro estímulo a vivermos e a trilhar o caminho da santidade”, afirma o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

A autorização foi concedida após solicitação formal apresentada por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo da Diocese de Ruy Barbosa (BA), à qual pertence o povoado de Alagoas, local onde Maria Milza viveu e exerceu seu apostolado. A confirmação do Dicastério, assinada pelo cardeal Marcellus Semeraro, Prefeito do organismo vaticano, atesta que não há impedimentos para o prosseguimento da causa.

A próxima etapa será a fase diocesana do processo, que consiste na coleta de testemunhos, documentos e provas sobre a vida, virtudes e fama de santidade da Serva de Deus. A instalação oficial do tribunal diocesano está marcada para o dia 15 de agosto de 2025, data que também celebra os 102 anos de nascimento de Maria Milza. A cerimônia ocorrerá no próprio povoado de Alagoas.

Maria Milza dos Santos Fonseca faleceu em 1993, deixando um legado de fé, caridade e serviço ao próximo, que continua inspirando fiéis e devotos em diversas regiões do Brasil. Sua trajetória de vida é marcada pelo cuidado com os pobres e doentes, pela intensa vida de oração e pela atuação missionária em sua comunidade.

Em comunhão com a Diocese de Ruy Barbosa, o Regional Nordeste 3 convoca os fiéis a se unirem em oração durante todo o processo, pedindo a intercessão da Serva de Deus para que a causa avance com frutos e bênçãos. “Em nome do nosso Regional saudamos a Diocese Ruy Barbosa na pessoa do seu bispo, Dom Estevam, por esse passo importante e nos unimos em oração”, disse Dom Dirceu.

Mais informações sobre os próximos passos e nomeações para o tribunal serão divulgadas em breve.

Por CNBB Regional Nordeste 3

Comentários